CONTATOS

e-mail: edsonatorpoeta@yahoo.com.br
facebook: edson araújo lima

quarta-feira, 31 de março de 2010

PRIMEIRO PASSO Lembrar para NUNCA esquecer! COMO TUDO COMEÇOU!

Quando o João Luiz contou-me parte da história de sua vida nos anos da ditadura militar e de suas prisões no DOPS também disse-me que alguns momentos "dariam um filme". E deu!

Estamos hoje, 31 de março de 2010, caminhando para a gravação do curta "BOTINAS NO ELEVADOR". O roteiro está vivo e mexendo-se, estou na nona versão e virão outras! Uma amiga, inclusive atriz e participante ativa da produção - Vanessa Frisso - disse que devo ficar tranquilo pois um roteiro muda até na ilha de edição. É o meu primeiro roteiro, escrevo sob a orientação e a correção do próprio João Luís e apenas duas pessoas, além de nós, leram até agora e já ouvi comentários que me fizeram repensar algumas cenas... Mas dizem-me que é assim mesmo. Aliás, ouvi certa vez Ana Roxo - escritora e diretora de teatro - dizendo: "um texto é sempre uma escolha... você escolhe o que quer mostrar e nem todos gostam".

É o que tenho feito. Mas confesso: Gostaria que muitos gostassem. Por isso tenho me debruçado no roteiro e tentado melhorá-lo, mas no fim, será mesmo sempre uma escolha.
O que tento é mostrar da melhor maneira possível a história que o João Luís quer contar. Com o humor que ele conserva e passa aos outros.

Não, não é um filme que fala sobre a ditadura, que discute e se aprofunda ou polemiza. É apenas um trecho de um diário, alguns flashes que mostram alguns momentos vividos por um jovem daquela época e por isso mesmo - é óbvio - sob o seu ponto de vista.
São apenas momentos, como num álbum de fotografia, na memória... É quase que uma poesia, uma crônica... Sem maiores aprofundamentos ou verticalizações. São memórias curtas, lampejos.


É incrível, a capacidade que o João tem de superar momentos difíceis. Ele sempre consegue sorrir e olhar com tranquilidade para as situações, muitas vezes, difíceis. Ele ri. Ri, como um sobrevivente. Ri, como um vitorioso. Ele nunca desiste, não sucumbe, não se rende. João Luís sempre vence!

Sem dúvida ele é um resistente. Ele, às vezes, até exagera! Celular? Ele não tem até hoje. Forno de Microondas? Nem pensar!
Mas não é velho, não!
Ao contrário, ele nunca envelhece. Parece um adolescente! Brincalhão, irreverente, dá enormes gargalhadas, está sempre bem humorado. É o que se pode chamar de "gente fina". Ao lado de sua companheira de vida Ana Lúcia, ele esbanja simpatia e traz sempre muita gente pra perto!

Eu tenho a sorte de ser amigo desse cara desde 1993 ! Juntos trabalhamos num cineclube chamado CINECLUBE VENEZA, antigo CINECLUBE DO BIXIGA e desde lá conversamos bastante sobre cinema e política, seus assuntos prediletos.
E digo mais, ele entende e muito desses assuntos!!!


REPETI DE PROPÓSITO, MUITAS VEZES, O NOME DELE: JOÃO LUIZ.

Porque o João Luiz jamais poderá ser esquecido. O cinema nacional não pode ser esquecido. E a ditadura militar também não pode jamais ser esquecida.

É PRECISO LEMBRAR PARA NUNCA ESQUECER!
NUNCA ESQUECER PARA QUE NÃO SE REPITA!

2 comentários:

  1. 11/04/2010

    Oi genteeee!!!! Já estou aqui, depois da noite toda grvando o nosso filme, depois de chegar em casa às 8 da manhã, e dormir, já estou pronta pra postar aqui todas as "pérolas" como combinamos ontem.
    Mas antes de tudo, eu gostaria de expressar a minha imensa felicidade por fazer parte do elenco desse filme. De verdade!! Por tudo. Pelo elenco incrível, a direção de atores maravilhosa do Edson, e a direção geral competentíssima e divertida do João Luís. Pelo clima de amizade, profissinalismo e divrsão que está rolando entre a gente. Vamos continuar trabalhando assim. Bem felizes. Quanto à minha personagem eu estou adorando a Vera. Senti a força dela, a seriedade que ela entende na ncessidade de lutar pelo país e principalmente do quão longe ela já chegou e é capaz de ir pelo que acredita. Elá é linda, forte e destemida.
    Obrigada pelo presente Edson, pela escolha, acho que realemnte ela tem a ver com perfil. Estou muito feliz!
    Antes de finalmente passar para as tais "pérolas", gostaria de dizer para o meu amigo Edson que eu o amo mesmo ele tendo ficado parecido com o Tiririca, o Bezerra da Silva e o Zacarias com aquela peruca.
    Lembro que ontem, depois que eu disse que ele parecia o tirica mas que o amava ele disse: "Me ama, mas me acha feio". ahahahahaha. E foi uma gargalhada só, como muitas que demos ontem. Mas mesmo assim Edson, eu realmente AMO VOCÊ, querido amigo.
    Bom, as pérolas de ontem foram:

    Vou colocar ao lado os respectivos autores das pérolas:

    "A natureza do amor é brega"- Aline.
    "Eu queria ser emo mas não tenho franja"- Edson
    "Há que se entender: personagem não trepa"- Vanessa
    "O pau é mais grosso que o buraco"- Vanessa
    "É muita gente sendo uma pessoa só. Quem é essa pessoa"- Geovane
    ...." É uma confluência de espirítos..."- Edson

    Bom, por hj é isso. Vamos esperar pelos próximos dias de gravação.

    beijos cheios de chocolate.

    Aline Valencio.

    ResponderExcluir
  2. FALANDO SÉRIO E A TODOS:

    MUITO OBRIGADO A TODOS, FOI LINDO... VOCÊS TODOS AGIRAM COMO BONS PROFISSIONAIS, SE ENTREGARAM DE CORPO E ALMA AO TRABALHO, FOI INCRÍVEL! ESPERO QUE POSSAMOS ESTAR SEMPRE ASSIM: UNIDOS, DISPOSTOS E ACREDITANDO NA NOSSA FORÇA DE FAZER AQUILO QUE QUEREMOS FAZER!!! ACREDITO QUE COLHEREMOS FRUTOS MUITO INTERESSANTES DISSO TUDO.

    PARABÉNS AOS INICIANTES TÃO DEDICADOS E CARINHOSOS E AOS EXPERIENTES QUE RESPEITARAM MUITO E AJUDARAM AOS INICIANTES...

    QUE POSSAMOS AJUDAR OS BRASILEIROS A LEMBRAR MAIS A HISTÓRIA DESSE PASSADO RECENTE.

    LEMBRAR PARA NÃO ESQUECER!
    NÃO ESQUECER PARA QUE NÃO SE REPITA!

    E AGORA PARA O ELENCO DESSA DATA DE GRAVAÇÃO UM PEQUENO DESABAFO, RSRSRSRSRS

    FOI UMA EXPERIÊNCIA MARAVILHOSA E INESQUECÍVEL PARA TODOS NÓS!
    REALMENTE UMA "CONFLUÊNCIA DE ESPÍRITOS" E COM MUITO AMOR BREGA, JÁ QUE SEGUNDO ALINE ESSA É A NATUREZA DO AMOR!
    FOI MUITO PRAZEROSO, APESAR DE NÃO TER SEXO, AFINAL PERSONAGEM NÃO TREPA (NÃO É VANESSA?), ENFIM, GEOVANE, É MUITA GENTE SENDO UMA PESSOA SÓ!!!
    RSRSRSRS, ESTOU MUITO DECEPCIONADO COM A ALINE, RSRSRSRS COM A LETÍCIA, RSRSRSRS E COM ANA LÚCIA, ESPOSA DO JOÃO, RSRSRSRS EU TODO DE GALÃ E ELAS ME DIZEM QUE ESTOU PARECENDO TIRIRICA, ZACARIAS E BEZERRA DA SILVA, POXA VIDA!!! UM CARA TÃO BELO, ELEGANTE E SEXY COMO EU (NÃO TENHO NADA CONTRA ESSES ARTISTAS CITADOS), MAS EU, SER PARECIDOS COM ELES? EU? COM ESSA MINHA CARA DE GALÃ DE CINEMA EUROPEU? RSRSRSRS

    A CASA DO JOÃO, PRINCIPALMENTE A TOALHA DA MESA, RSRSRSRS NUNCA MAIS SERÁ A MESMA!!!

    ResponderExcluir